domingo, 14 de maio de 2017

Dom Pedrito

Estive em Dom Pedrito nesse final de semana. Passeio de turista. Fui conhecer a Estância Guatambu, uma estância especial, dedicada à produção de vinhos. Visita agendada, com guia especializado no assunto. Fiz passeio pelas instalações industriais da estância – impecáveis, sofisticadíssimas – e terminei degustando alguns vinhos no restaurante da vinícola. Já conhecia o tannat produzido pela casa – Rastros do Pampa – e descobri outros. Sai maravilhado.

No outro dia, no saguão do hotel (em Dom Pedrito), soube que as chuvas dos últimos dias causaram a subida das águas do rio Santa Maria, nos arredores da cidade. Fui ver. Novamente com atitude de turista, isto é, como quem vai apreciar um espetáculo. A chuva tinha parado, abrira um tímido sol e imaginei que o cenário poderia proporcionar boas fotos.
Mas fiquei chocado. A água subira vários metros – seis, fiquei sabendo depois, consultando página de notícias na Internet – e invadira as casas da população da periferia. Dos bairros de Santa Maria, Sagrada Família e Vila Geni. Dezenas de pessoas tiveram de sair de casa. Não era esse o espetáculo que imaginara.
A foto abaixo é de uma rua do Bairro Santa Maria e não dá uma ideia da enchente. Conversei com dois homens e eles me contaram que a água entrou em suas casas. Água acima do joelho, na casa de um; acima da cintura, na casa de outro.


Eles me viram com máquina fotográfica em punho e acharam que eu era jornalista. Perguntaram sobre o jornal onde eu publicava, se eu conhecia os políticos da região e ficaram decepcionados ao saber que eu não tenho vinculações com a imprensa nem acesso às autoridades. Que sou apenas um curioso, fotógrafo amador, cronista amador. O drama daqueles homens me chocou e não sei o que concluir disso tudo.

Estive em Dom Pedrito nesse final de semana. Passeio de turista. Fui conhecer a Estância Guatambu. Conhecer as belezas que a Campanha sul-rio-grandense é capaz de produzir. E me deparei também com as pequenas tragédias que esse mesmo cenário abriga. Duas realidades difíceis de articular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário